Serviço Residencial Terapêutico – Apiaí (SP)

 A MORADIA É ALTERNATIVA PARA CONTIGENTE DE PESSOAS COM TRANSTORNOS
MENTAIS
 GRAVES E EGRESSAS DOS ANTIGOS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS

Moradores em atividade de leitura

Serviço Residencial Terapêutico (SRT) de Apiaí – ou residência terapêutica é uma alternativa de moradia para pessoas egressas de hospitais psiquiátricos, popularmente chamados de manicômios.

O CAS Padre Henrique, em parceria com o serviço público do Município de Apiaí, realiza o atendimento a pessoas com transtorno mental grave e elevado grau de dependência física, ou seja, cidadãos que necessitam de cuidados permanentes e específicos.

 
Atualmente a SRT Apiaí acolhe e acompanha 10 moradores 24 horas por dia, sete dias por semana. No lugar de ficarem trancados em hospícios e privados de vida social, os moradores são estimulados a obter sua cidadania, resgatando sua individualidade e promovendo suas potencialidades.

 A SRT conta com uma equipe de cuidadores, enfermeiras e técnicos, além de uma estrutura física com dormitório para no máximo três residentes cada, sala mobiliada, cozinha/lavanderia equipadas, dois banheiros separados para uso feminino/masculino e área externa.

Moradores realizando compras em Apiaí/2023

Localizada em região urbana possui fácil acesso aos meios de transporte e equipamentos das políticas públicas. Os moradores da residência recebem cinco refeições diárias equilibradas, além de materiais de higiene, limpeza e bens de uso pessoal, como roupas e toalhas, possibilitando a convivência em condições adequadas e a continuação do serviço de atendimento terapêutico.

A Residência Terapêutica de Apiaí é vinculada ao CAPS, que oferece um plano terapêutico individual, considerando a singularidade e limitação de cada um e conta com o apoio das equipes da Atenção Básica (ESF), dos Serviços de Urgência e Emergência, do CREAS e do CRAS. A moradia proporciona a construção progressiva da autonomia e do protagonismo dos residentes de modo a contribuir para a sua ressocialização e inserção na sociedade.

🚩 Vamos JUNTOS fazer 𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝘂𝗺 𝗹𝘂𝗴𝗮𝗿 𝗱𝗲 𝗰𝗿𝗲𝘀𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲 𝗼𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀.

Saiba mais sobre a unidade de Apiaí.
Clique AQUI.

Comunicação – CAS

Facebook
Twitter
WhatsApp