Ribeirão Grande / SP

Distante 241 km da capital paulista e apenas há 12 km da matriz, conta com dois projetos. Em parceria com a municipalidade desenvolve ações de combate à pobreza.

Projetos realizados

Programa Criança Feliz

De caráter intersetorial busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância considerando sua família e seu contexto de vida.

O decreto federal de nº 8.869/2016 lançou o Programa Criança Feliz, de caráter intersetorial com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância (0 à 6 anos) considerando sua família e seu contexto de vida.

O Programa articula ações políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes entre outras, tendo como fundamento a lei 13.257/2016 – Marco Legal da Primeira Infância.

Suas principais ações consistem em visitas domiciliares planejadas e sistemáticas, como metodologia específica para atenção e apoio à família, o fortalecimento de vínculos e o estímulo ao desenvolvimento infantil, priorizando o público prioritário do programa.

Projeto Entrevistador Social

Serviço Complementar à Central de Atendimento do Cadastro Único. O entrevistador é o responsável pela coleta e inserção de informações das famílias e contribui para a melhoria das condições de vida dos cadastrados.

A finalidade é atender as demandas vinculadas ao desenvolvimento da gestão do programa Bolsa Família do Departamento de Assistência Social do Município.

Fator chave na consolidação da rede de Assistência Social o entrevistador possui papel fundamental: mostrar quem são, onde estão e quais são as necessidades das famílias mais vulneráveis.

Ao fornecer os dados o programa permite às esferas federais, estaduais e municipais orientações e políticas públicas integradas e eficazes no combate à pobreza e na redução das desigualdades. 

Mais do que dados, o Cadastro Único é um ponte de acesso das famílias às políticas públicas.