Nascido em 12 de fevereiro de 1930 na Europa, num pequeno País, Holanda, precisamente perto da Capital Amsterdam, – Aalsmeer, Padre Henrique Helsloot,  adotou a Capão Bonito -SP como sua desde o ano de 1973. O Município esta localizada há 220, km da Capital Paulista e nela ele começou um trabalho religioso e social que fez a grande diferença para a formação de muitos jovens que hoje são homens dignos e  pais de família.

Padre Henrique com seu trabalho árduo, ajudou o município que era considerado uma dos mais pobres do Estado, a ganhar vida.

Logo que chegou em Capão Bonito, há 48 anos, o missionário deparou com aquela realidade, muito triste, os altos índices de mortalidade infantil em níveis alarmantes, e isso fez com que ele  pudesse por em pratica seu sonho de desenvolver projetos sociais, sendo que  não demorou muito para o Padre entrar em ação, pois logo fundou, em 3 de fevereiro de 1975, o Centro de Assistência Social de Capão Bonito – CASCB, construída em uma área de mais de 8 hectares (86.000 m²), com 27 edifícios (4298 m2 construído). Muitas foram as dificuldades que ele enfrentou, mas em momento algum desistiu desta caminhada, e graças este trabalho foi possível resgatar a dignidade humano e formar verdadeiros cidadãos.

Muitos foram às crianças e adolescentes que passaram pelo Centro, onde  chegavam totalmente desabilitadas e em estado avançado de desnutrição, mas  que com o empenho do Padre Henrique e sua equipe, não demoravam muito para trazer naquelas crianças um rosto robusto de felicidade.

Hoje a entidade atende diariamente 280 crianças de 0 até 14 anos, onde recebem carinho, alojamento, alimentação, higiene, cuidados médicos e odontológicos adequada, reforço escolar, diversos cursos como: panificação, artesanato, tricô, crochê, esportes, informática e também, e iniciação a uma profissão..

Muitas atividades são desenvolvida no espaço social , dança, musica, informática, cabelereira.. No Centro de Assistência Social também foi construída uma capelinha onde o visitante, as crianças e professores podem desfrutar de um momento intimo com DEUS. 

O CENTRO DE ASSISTENCIA SOCIAL DE CAPAO BONITO se mantém graças aos convênios, alugueis e chamamento Publico com o  governo municipal, estadual e federal onde repassam mensalmente recursos financeiros para atendimento a Casa Transitória, Residencia Terapeutica, Farmacia de Manipulacao, CAPS e Serviço de Fortalecimento de Vinculo para crianças e adolescentes. Mas mesmo assim os gastos são enormes e a ajuda não cobre as despesas, sendo necessário sempre pedir a ajuda a comunidade  para através de  campanhas, doações, promoção de eventos beneficentes, contribuição mensal de associados e ajudar na complementação das receitas.

No curso do tempo muitas pessoas ajudaram e algumas continuam ajudando a manter este maravilhoso projeto social que é uma referencia nacional.